quarta-feira, 5 de março de 2008

Causas de um conflito - parte I

trabalho para "história das relaçoes internacionais"
Tendências principais nas relações internacionais

Em 1871 é formado o Estado Alemão unificado depois que a França foi derrotada na guerra franco-prussiana, a fundação do Estado Alemão é realizado em três guerras de unificação e acompanhada de uma rápida industrialização. A Alemanha se transformou em uma potência continental, entre 1871 e 1914 a Alemanha teve uma influencia muito grande sobre os paises do continente e a partir de 1987, agiu como uma potência mundial não satisfeita. A possibilidade do domínio Alemão sobre a Europa fez com que as rivalidades entre a Inglaterra, a França e a Rússia fossem colocadas de lado para uma aliança defensiva contra a Alemanha.
Com a necessidade de alianças permanentes em 1907 a Europa é dividida em dois blocos, a Tríplice Aliança que é formada pela Alemanha, Áustria Hungria, Itália e a Tríplice Entente que é formada pela França, Rússia e Inglaterra. Segundo Saraiva (2007) o contexto mundial, o período entra 1871 e 1914-1918 é caracterizado pela hegemonia global dos sistema europeu, o novo imperialismo forçou a entrada de partes do mundo que ainda estavam fora das relações econômicas e políticas da Europa, esse novo imperialismo ocorreu de forma violenta principalmente na África e na Ásia, após essa onde de expansão não havia mais vácuos de poder no mundo, os Estados Unidos e o Japão também alcançaram o status de potencia. Os Estados Unidos conseguiram em poucos anos, depois da guerra civil, a condição de grande potência industrial do mundo, mas isso só se evidenciou na Primeira Guerra Mundial. O Japão começou a partir 1860 sua transformação em uma potência industrial, com a formação de uma aliança com a Inglaterra em 1902 e a vitória da guerra com a Rússia.
Com o grande numero de paises concorrendo a hegemonia mundial o apelo a identidade nacional foi um dos elementos centrais na época, esses nacionalismos produziram grandes tensões entre os estados, como por exemplo, nos Bálcãs o iminente conflito entre Rússia e Áustria-Hungria, uma das causas da Primeira Guerra Mundial.

Economia e relações internacionais (1870-1914)

No período entre 1871 e 1914 a economia mundial sofria um grande entrelaçamento e uma nova qualidade, maior mobilidade de fatores de produção (trabalho e capital) e o aumento do comercio mundial. O domínio europeu da economia alcançou seu apogeu, entretanto, um novo pólo econômico surgia, os Estados Unidos, a economia mundial estava se tornando pluralista e a hegemonia Inglesa se enfraqueceu frente ao crescimento da Alemanha, Rússia e Estados Unidos.
O crescimento rápido da Alemanha, a estagnação da Inglaterra e o enfraquecimento da França foram em grande parte responsáveis pelo abalo do equilíbrio europeu. A Alemanha dominava o mercado com produtos inovadores (aço, produtos químicos, produção de maquinas) da segunda revolução industrial.
Segundo Saraiva (2007) o período de 1871 a 1914 caracterizou-se por uma grande competição entre as potencias industriais, os estados europeus introduziram impostos sobre as importações, e as tarifas alfandegárias tiveram grandes aumentos, esses impostos causaram uma reação conjuntural e de política interna contra a Grande Depressão, que durou de 1873 a 1990. A competição comercial entre os Estados geraram algumas guerras alfandegárias como a Guerra dos Suínos .

A Europa continental sob a diplomacia de Bismarck: crises diplomáticas e alianças (1871-1890)

As relações internacionais entre 1871 e 1890 estiveram marcadas pelas concepções políticas do chanceler Alemão Otto von Bismarck, seu objetivo era garantir a integridade do estado Alemão contra seus vizinhos principalmente os Franceses pela perda da Alsácia-Lorena. A política externa de Bismarck tinha entre seus objetivos mostrar o desinteresse do estado Alemão pelo aumento de poder para evitar alianças contra a Alemanha, Bismarck visava a paz na Europa Central. O instrumento favorito de Bismarck na diplomacia eram as alianças com o objetivo de fazer com que todas as potencias – fora a França – dependessem da Alemanha e afastadas de alianças contra a Alemanha.
A relação negativa entra a Alemanha e a França era conseqüência direta da anexação da Alsácia-Lorena pela Alemanha, no período entre 1871 e 1890, as tenções na Europa eram decorrentes das relações negativas entre a Alemanha e a França e dos conflitos de interesses russos, e também as confusões coloniais entre a Inglaterra, a França e a Rússia.
O sistema de alianças de Bismarck se formou em reação às três crises diplomáticas nas conflituosas regiões da Europa: a crise da “guerra à vista” de 1875, a grande crise do Oriente de 1875-78 e a crise da Bulgária e de Boulanger de 1885-1887. Os principais acordos e alianças de Bismarck são divididos em três períodos (sistemas de Bismarck): primeiro sistema foi o Tratado dos três imperadores, entre a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia – um acordo fraco e muito vago; O segundo sistema como reação aos conflitos nos Bálcãs entre a Rússia e a Áutria-Hungria e o crescente distanciamento da Rússia em relação à Alemanha, o principal elemento desse sistema era a aliança entre à Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália; a crise da Bulgária agravou os conflitos entre a Rússia e a Áustria-Hungria e encerrou o tratado dos três imperadores, Bismarck reagiu e formou a Tríplice Aliança e os dois acordos do mediterrâneo.
A partir de 1885, o sistema de alianças de Bismarck entrou em crise, beirando o colapso. Na França, o general Boulanger, liderava as tendências nacionalistas para uma revanche armada contra a Alemanha, que resultou tanto no lado francês como no lado alemão excesso de nacionalismo radical. Ao mesmo tempo a crise da Bulgária aumentou ainda mais as rivalidades entre Rússia e Áustria-Hungria possibilitando a aproximação entre Rússia e França.



Fonte: História das Relações Internacionais comtemporâneas (J.F Saraiva)

3 comentários:

Lucas. disse...

Opa. Muito bom esses resumos... Você tem postado o resumo do Capítulo 6: Dois gigantes e um condomínio: da guerra fria à coexistência pacífica (1947-1968)?

deodato-francisco.blogspot.com disse...

muito interessante.

deodato-francisco.blogspot.com disse...

muito interessante.